NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Representantes da diretoria do Comitê Guandu-RJ se reuniram na tarde desta terça-feira (4) com o Cônsul para assuntos econômicos


Foto: Arte: Antonio Mendes

Representantes do Comitê e do Israel Trade & Investment falaram sobre as agendas e discutiram inovações tecnológicas


05-05-2021

Representantes da diretoria do Comitê Guandu-RJ se reuniram na tarde desta terça-feira (4) com o Cônsul para assuntos econômicos do Israel Trade & Investment, Itzhak “Tsahi” Reich. O Israel Trade & Investment faz parte do Departamento de Comércio Exterior do Ministério de Economia de Israel. O encontro teve como objetivo conhecer e debater tecnologias e esforços que possam ser realizados em parceria para o desenvolvimento e melhoria da qualidade ambiental da bacia.

A engenheira ambiental Caroline Lopes, especialista em recursos hídricos da delegatária do Comitê, apresentou ao Cônsul Itzhak Reich e a Gerente de Desenvolvimento de Negócios Lia Vonglehn a região hidrográfica e falou sobre a importância da bacia para a segurança hídrica da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Outro ponto debatido foi relativo às ações e projetos implementados, em implementação e previstos pelo Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ, dentro de cada agenda temática. Os representantes buscaram entender o sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos e a atuação do Colegiado. Lia Vonglehn apresentou os trabalhos do escritório no Brasil explicando que o objetivo é oferecer soluções e pesquisas das organizações públicas e privadas de Israel, através de parcerias. Citou como exemplo, sementes desenvolvidas em centro de pesquisas de Israel que diminuem a evapotranspiração da água, causam um leve aumento da temperatura, fazendo com que as algas responsáveis pela geosmina não sobrevivam ou proliferem na água. “É sempre uma oportunidade debater toda e qualquer forma de promover melhorias na bacia. Novas tecnologias podem abrir o leque de opções de soluções aos muitos problemas que temos que enfrentar para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana”, afirmou Paulo de Tarso Pimenta, Diretor Geral do Comitê Guandu-RJ.

Ao fim do encontro, os representantes se comprometeram a estudar a avaliar a atuação das organizações e as formas com a qual possam desenvolver trabalho em conjuntos, seja através de compartilhamento de experiências e tecnologias ou através de projetos pilotos. 

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter