NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Municípios vão receber projetos de sistema de esgotamento sanitário


Foto: Arte - Antonio Mendes

Projetos são fundamentais para a efetivação do saneamento básico e melhoria da qualidade de vida da população


05-03-2021

O Comitê Guandu-RJ vai entregar o projeto de esgotamento sanitário para os municípios de Japeri, Mangaratiba, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Rio Claro e Vassouras. Os projetos estão em elaboração pela empresa Serenco, sob a supervisão da CEDAE, e são custeados pelo Comitê Guandu, com os recursos oriundos do FUNDRHI. Esse planejamento é indispensável para os avanços em saneamento básico na bacia, e a melhora na qualidade da água que abastece a Região Metropolitana do Rio. Em 2018, o Colegiado entregou os projetos para os municípios de Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira.

O projeto de esgotamento sanitário é o dimensionamento e planejamento do conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos do município, evitando a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza. Ou seja, uma das peças fundamentais para a efetivação do saneamento básico e melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta semana, a diretoria do Comitê, acompanhada de representantes da CEDAE e da empresa Serenco, apresentou ao prefeito de Mendes, Jorge Henrique, o status do projeto básico detalhado para o município. O estudo de concepção, topografia e análise do solo de todo município já foi realizado. Um dos objetivos da reunião era validar com o executivo municipal as áreas que foram apontadas como ideais para construção de usina elevatórias e estações de tratamento de esgotos, que são estruturas fixas e superficiais e/ou subterrâneas. O prefeito Jorge Henrique afirmou que especialistas da secretaria de meio ambiente e agricultura vão acompanhar os funcionários da CEDAE e da Serenco nas áreas designadas previamente para então validar os pontos. “É um item do  trabalho que o Comitê tem realizado na bacia de fundamental importância ambiental com impacto direto na qualidade da água, para os municípios em atendimento a disposições legais e para a população que ganha em qualidade de vida. Entregamos oito projetos em 2018 e vamos entregar outros seis. Mendes é um dos municípios contemplados e essa parceria com a prefeitura renderá esse e outros projetos”, destacou Júlio Cesar Antunes, diretor do Comitê Guandu.

A Diretoria tem visitado os municípios levando as informações do projeto, e validando a localização das estruturas com os prefeitos municipais.

Além do projeto de sistema de esgotamento sanitário urbano, o Comitê Guandu elaborou para os quinze municípios da bacia os projetos básicos e executivos de soluções para o esgotamento rural, com as melhores opções ambientais e econômicas. Os projetos são importantes pois possibilitam a instalação de estruturas que vão diminuir a carga de esgoto in natura despejado na bacia que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio, fazendo com que chegue uma água de melhor qualidade no ponto de captação da ETA Guandu.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter