NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Novo SIGA-Guandu e encontro de pesquisa são debatidos nas Câmaras Técnicas do Comitê Guandu-R


Foto:

Novo SIGA-Guandu deverá entrar em operação já no próximo ano


06-11-2020

O Comitê Guandu-RJ realizou nesta quinta-feira (05) as reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG), e de Instrumentos Legais e de Gestão (CTIL-G). Nas pautas, discussões sobre a nova plataforma SIGA-Guandu, informe sobre resultado da aquisição de EPIs para combate a incêndios, informações financeiras da delegatária, transparência e o Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu. As reuniões foram online permitindo a participação segura de membros e convidados.

Pela manhã, na CTEG, destaque para a apresentação do novo SIGA-GUANDU - Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. A apresentação foi realizada por representantes da empresa CODEX, contratada para a reformulação e manutenção da plataforma, e pelo especialista administrativo da AGEVAP, delegatária do Comitê, Ronald Miranda. Além de apresentar o novo layout, que visa, além da atratividade, a maior facilidade ao acesso dos dados, os profissionais apresentaram as funções da plataforma que tem o objetivo de servir como base para a descentralização, obtenção e produção de dados permitindo assim acesso a informações com confiabilidade e rapidez, além da manutenção de todas as ferramentas ativas nos sistemas, sua atualização periódica e o desenvolvimento de novas ferramentas demandadas, entre outros. A plataforma é um verdadeiro banco de dados atualizado que traz a situação dos reservatórios de água, balanço hídricos, informações e indicadores sobre os municípios e sobre toda a bacia de forma simples e intuitiva e outras informações que fomentam pesquisas e a gestão da bacia. Os membros tiraram dúvidas sobre a estruturação da plataforma e fizeram contribuições. O cronograma prevê a implementação de todos os recursos da nova plataforma até o ano que vem.

Durante a CTEG foi apresentado ainda o status da aquisição de itens pendentes da lista de EPIs para combate a incêndios, previstas dentre as iniciativas em discussão pelo Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate as Queimadas (GTPCQ). Informações atualizadas dos status das diversas ações do GTPCQ serão apresentadas futuramente à CTEG.

Na parte da tarde, na CTIL-G, Rejane Pedra, gerente financeira da delegatária do Comitê Guandu-RJ, trouxe à instância informações contábeis e financeiras. Ela explicou aos membros que a entidade não tem fins lucrativos e que todo o recurso não utilizado efetivamente na gestão, é devolvidos. Falou sobre as contas e sobre o Plano de Aplicação Plurianual, aprovado pelo Comitê e pelo CERHI-RJ, que define em quais áreas os recursos serão alocados. Foi um momento de prestação de contas e também para dirimir dúvidas a respeito dos trâmites e fluxos financeiros.

Os membros buscaram ainda a retomada da resolução sobre transparência que visa estipular regras específicas para a gestão das informações do Comitê. A CTIL-G designou uma relatoria que irá construir uma minuta para a resolução que tratará do assunto.

No final da CTIL-G, foi encaminhado ao Plenário o apoio anual ao I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental Guandu, juntamente com o I Encontro de Pesquisadores da Flona Mário Xavier, que visa integrar atores sociais que atuam nas frentes da conservação ambiental, como também se torna um espaço de aprendizagem e compartilhamento de experiências, servindo como um espaço de divulgação dos projetos contemplados pelos editais de pesquisa e educação ambiental financiados pelo Comitê Guandu. O apoio será deliberado pelo Plenário.

Essas foram as últimas reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas em 2020. As instâncias terão seus novos calendários de reuniões para 2021 aprovados pela Plenária.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br   

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter