NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Capacitação em indicadores de educação ambiental e instância voltada à juventude são os temas das Câmaras Técnicas


Foto: Arte - Antonio Mendes

Reunião reuniu membros e especialistas


03-07-2020

O Comitê Guandu-RJ realizou na quinta-feira as reuniões das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais (CTEG) e Instrumentos Legais e de Gestão (GTIL-G). As reuniões contaram com a participação de membros do colegiado e representações de instituições ambientais públicas e privadas, que participaram dos debates.


Na CTEG, o debate ocorreu em torno da oficina de indicadores de políticas públicas de educação ambiental, o MonitoraEA. Trata-se do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, que tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental na transição para sociedades sustentáveis. A proposta foi apresentada pela Karine Vargas (UFRRJ), coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GTEA) do Comitê Guandu-RJ. Segundo Karine, a idéia é qualificar membros e representantes municipais, já que o objetivo do GTEA é construir um Plano de Educação Ambiental vinculado aos Planos Municipais de Educação, fazendo a conexão importante com a educação na ponta. Os membros debateram o público alvo desta capacitação e levarão ao Plenário para deliberação.


Na CTIL-G destaque na pauta para o Grupo de Trabalho da Juventude. O objetivo é mobilizar os jovens e instituições dessa representação para que participem da gestão participativa da água. Essa instância teria a participação de 21 jovens da bacia, que iriam debater e propor discussões às Câmaras Técnicas e Plenárias, envolvendo essa faixa etária na busca pela melhoria da qualidade e da disponibilidade de água da bacia do Guandu. Agora, as construções serão levadas ao Plenário do Comitê, instância deliberativa que irá aprovar ou não as proposições.


As Câmaras Técnicas voltam a ser realizadas na próxima semana. Uma reunião conjunta, no dia 7, irá debater a elaboração dos Planos Municipais Mata Atlântica e a aquisição das imagens de satélite para a bacia.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter