NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ realiza primeira Plenária por videoconferência


Foto: Arte: Antonio Mendes

Destaque para os debates sobre a priorização dos investimentos em esgotamento


05-06-2020

Pela primeira vez em sua história o Comitê Guandu-RJ realizou uma Reunião Ordinária do Plenário por Videoconferência. O colegiado vem seguindo as recomendações da OMS, órgãos de saúde e os decretos estaduais e municipais, evitando as aglomerações. Com a participação de mais de 50 pessoas, o Comitê pôde seguir seu importante trabalho em meio à pandemia do Covid-19.

O encontro foi possível após a publicação da Resolução Guandu 149/2020, que regulamentou as reuniões por videoconferência, norteando a realização de Plenária e Câmaras Técnicas. Durante a Plenária, os membros puderam fazer contribuições à resolução para referendá-la, confirmando o seguimento das ações. Destaque na pauta para as discussões sobre a priorização dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI) para investimentos em esgotamento. A Engenheira Civil com Ênfase em Sanitária da CEDAE, Mayra de Castilho Bielschowsky, apresentou um estudo de priorização de tratamento de esgoto nos rios Poços e Queimados, que deságuam na lagoa do Guandu, que fica a 1 km da Estação de Tratamento de Água as CEDAE (ETA Guandu). Só esses dois rios, que cortam os municípios de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados, segundo dados do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ (PERH), levam junto para a lagoa do Guandu cerca de 22 piscinas olímpicas de esgoto in natura por dia. Ainda segundo o PERH, para resolver o problema do esgotamento na bacia, seria necessário o montante de 1,4 bilhão de reais. Devido ao alto valor, o colegiado está estudando a priorização das ações para o investimento, com o objetivo de melhorar a qualidade da água da captação da ETA que abastece quase 10 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A apresentação foi realizada com base em dados técnicos e georreferenciamento, possibilitando uma ampla discussão sobre o assunto. Agora, o tema será estudado e tratado pela Câmara Técnica de Saneamento Básico, instância criada pelo Comitê para dar soluções e andamento com celeridade aos projetos de esgotamento.

A reunião foi considerada um sucesso pela diretoria do Colegiado. Mais de 50 pessoas, entre membros, representantes do INEA, especialistas da AGEVAP e outras instituições convidadas, participaram da Plenária de forma ordeira e produtiva, mostrando a total adequação à nova realidade.

Os membros voltam a se reunir no dia 9 de julho, na terceira Reunião Extraordinária do Plenário, onde darão andamento a projetos e ações que visam a melhoria da qualidade e da quantidade de água na bacia.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br  

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter