NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Reunião busca implementação de ações de combate às queimadas na Região Hidrográfica II


Foto: P.M. Nova Iguaçu/RJ

Paulo de Tarso, diretor geral do Comitê Guandu-RJ, fala sobre o plano de combate a queimadas


20-08-2019

O Comitê Guandu-RJ esteve presente na reunião de elaboração do Plano de Ação para Combate a Queimadas e Incêndios Florestais, realizado pela Prefeitura de Nova Iguaçu/RJ, através da Secretaria Municipal De Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico E Turismo (Semadetur). O objetivo é fomentar a articulação e as ações previstas no Plano Associativo de Combate a Queimadas, do Comitê Guandu-RJ, estruturado após estudos na bacia.

Além dos diretores do Comitê Guandu-RJ - Paulo de Tarso (FIRJAN), Júlio Antunes (CEDAE) e Andreia Loureiro (P.M. Queimados/RJ), participaram da reunião o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, Fernando Cid; a Coordenação Estadual da Defesa Civil na Baixada Fluminense e; representantes da Rebio Tinguá, INEA (Gerência de guardas parques e APA Alto Iguaçu), 4° GBM/CBMERJ e a especialista em recursos hídricos da secretaria executiva do Comitê Guandu-RJ, Caroline Lopes. Visando o andamento às ações previstas no Plano Associativo de Prevenção e Combate às Queimadas do Comitê Guandu-RJ, Caroline Lopes apresentou as ações previstas no Plano e no Manual Operativo do Plano Estratégico de Recursos Hídricos para o tema.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no final do mês passado, mostram que em sete meses, o Estado do Rio de Janeiro teve 185 focos de incêndios, enquanto durante todo o ano de 2018 foram 103. O tempo seco e pouca chuva são alguns dos fatores que contribuem para o aumento em 80% do número de queimadas em relação ao ano passado. Entre outros problemas, as queimadas diminuem a fertilidade dos solos e comprometem a qualidade da água, pois destroem as matas ciliares, que são a proteção dos rios, riachos, córregos e ribeirões, contribuindo para a ocorrência de seca e a baixa umidade relativa do ar.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter