NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Chuvas aumentam o nível de água do reservatório equivalente


Foto: Arte - Antonio Mendes

Reservatório está próximo dos 50%


11-03-2019

As águas de março trouxeram alívio aos níveis de água do reservatório equivalente, que abastece 80% da capital e da região metropolitana do Rio,  cerca de 12 milhões de pessoas. Os dados são do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, o SIGA-Guandu, plataforma do Comitê Guandu-RJ que traz essas e outras informações da Bacia do Guandu, fonte da captação de água da ETA Guandu (CEDAE), maior estação de tratamento de água do mundo.

Na aferição do dia 10 de março, os reservatórios marcaram 49,63%. Esse nível não era registrado desde o dia 13 de junho do ano passado. Um mês depois o reservatório entrou no estado de alerta (igual ou menor a 40%), ficando nesse estado por quase sete meses, quando conseguiu enfim superar a marca dos 40% no dia 25 de fevereiro deste ano.

A chuva de verão é muito importante para o abastecimento e também para a geração de energia pois é ela quem garante água para os reservatórios que precisam chegar com um bom nível no inverno, época de tempo seco e poucas chuvas. O Sudeste do Brasil sofreu uma das secas mais severas durante o verão de 2014, que ocasionou a crise hídrica no ano seguinte, com impactos na disponibilidade de água para o consumo humano, produção de energia hidroelétrica e produção agrícola. Uma das áreas mais afetadas foi o Sudeste do Estado de São Paulo, que inclui a região metropolitana da capital.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3787 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter