NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Agência de Águas francesa realiza reunião com Comitê Guandu-RJ


Foto: Antonio Mendes

A reunião abordou a construção do Termo de Cooperação França-Francesa


19-10-2018

A diretoria do Comitê Guandu-RJ e membros da AGEVAP receberam, na manhã desta quinta-feira (18), o chefe de projeto, Herve Gilliard, da Agência de Águas da França (Agence Loire-Bregtane), o consultor em gerenciamento de recursos hídricos, Patrick Laigneau, da Otinga e o chef de projeto, Nicolas Bourlon, do Departamento Internacional da Água (Office International de l’Eau - OIEau). A reunião aconteceu na sede da secretaria executiva, em Seropédica/RJ, onde foram discutidas propostas para o Termo de Cooperação França-Brasil com o objetivo de estreitar os laços de colaboração internacional na gestão dos recursos hídricos e o fortalecimento institucional.

A Agência de Águas da França foi referência para o Brasil na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, incluindo a prática da Cobrança pelo Uso da Água, um dos temas do plano de cooperação. Durante a reunião, a estrutura do Comitê Guandu-RJ que é composto por três segmentos – Usuários da ÁguaSociedade Civil e Poder Público – e seus principais projetos foram apresentados por Caroline Lopes, especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP. O trabalho feito na Região Hidrográfica II foi expressamente elogiado pelos franceses, que também contribuíram com a exposição de algumas ações da Agência francesa já realizadas no Brasil.

Dentre as atividades previstas do termo de cooperação estão o intercâmbio de conhecimento entre a gestão de bacia dos dois países; a promoção de cursos de capacitação e seminários; a produção de relatórios e kits pedagógicos; entre outros, mas os temas que receberam destaque na proposta de parceria foram o Monitoramento, a melhoria da metodologia da Cobrança pelo Uso da Água e o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA).

A intenção dos representantes franceses é criar um acordo tríplice entre o Comitê Guandu-RJ/AGEVAP, a Agência de Água francesa e a Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para promover uma positiva troca de informações e experiências. Hoje (19) os franceses foram com a equipe da AGEVAP à Rio Claro conhecer o projeto Produtores de Água e Floresta (PAF), que incentiva ações de restauração e conserva­ção florestal através da compensação monetária por PSA aos produtores rurais no município de Rio Claro. O projeto já preservou mais de 500 hectares e mais de 4.500 hectares restaurados.

O próximo passo é o envio do Termo de Cooperação à França para que seja firmado e concretizado.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter