NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Reuniões de Câmaras Técnicas recebem convidados do SEMADETUR e INEA


Foto: Comitê Guandu-RJ

Sérgio Mendes apresentou o novo APP de licenciamento ambiental do INEA


05-10-2018

A 8ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Estudos Gerais e da Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão recebeu membros do Comitê Guandu-RJ na última quinta-feira (04), na Sala de Reuniões da Prefeitura Universitária da UFRRJ, em Seropédica/RJ. Além das pautas usuais, as reuniões receberam representantes da Prefeitura de Nova Iguaçu e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Na parte de manhã, a CTEG recebeu José Arnaldo, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, que apresentou na CTEG o treinamento da Guarda Ambiental Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A capacitação que começou em abril de 2018 forneceu conhecimentos teóricos e práticos a Guarda Ambiental no combate a incêndios, atendimento de primeiros socorros em áreas de difícil acesso, noções de meteorologia, análise de risco estrutural, estratégias de comunicação emergencial, entre outros procedimentos que podem ser realizados durante uma adversidade dentro da mata. Esse treinamento se alinha diretamente com o Plano de Queimadas do Comitê Guandu-RJ que visa promover uma sistemática de combate e prevenção que queimadas na Região Hidrográfica II – Guandu.

Na parte da tarde, a CTIL-G recebeu Sérgio Mendes, Subsecretário do INEA, para uma apresentação sobre modernização do licenciamento ambiental.  Através do programa Rio + Sustentável, a SEA/INEA reorganizou a estrutura de gestão com o objetivo de agilizar o processo de licenciamento ambiental cujo resultado culminou num avanço de mais de 17 mil processos em análise mapeados no ano de 2015 para 4.500 em 2018. Sérgio apresentou também o novo aplicativo do INEA, que aproxima o cidadão e o Instituto por meio de uma linguagem clara e torna o requerimento de licença ambiental mais acessível, já que o empreendedor não precisa mais de conhecimento técnico para solicitar o pedido. A diminuição da burocracia e otimização do tempo resultaram em mais eficiência para estimular o desenvolvimento econômico e proteger o meio ambiente.

Caroline Lopes, especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP, deu andamento às apresentações da Metodologia da Cobrança, explicando aos presentes sobre a metodologia traçada pelo Grupo de Estudos da AGEVAP sobre Cobrança (GEAC) para o setor de saneamento.

As próximas reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas de Estudos Gerais e de Instrumentos Legais e de Gestão estão marcadas para o dia 8 de novembro.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter