NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Comitê Guandu-RJ apresenta projetos no XX ENCOB, EM Florianópolis/SC


Foto: Comunicação Comitê Guandu-RJ

Membros nos estande do Comitê Guandu-RJ, no XX ENCOB em Florianópolis/SC


27-08-2018

Experiências, aprendizados, troca de informações, construções de projetos e parcerias, e discussão democrática. Esses são alguns dos legados da 20ª edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Florianópolis⁄SC. Com o tema "O Futuro da Água: o desafio dos Comitês na terceira década da política nacional de recursos hídricos", o evento reuniu centenas de pessoas entre usuários, sociedade civil, poder público, ambientalistas, ONGs, agências de bacias, imprensa e outros interessados, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique, no norte da ilha.

Durante os cinco dias do evento, dez representantes do Comitê Guandu-RJ participaram das oficinas, cases e palestras em torno das temáticas relativas à gestão, transparência, inovação e, desafios e oportunidades. 

O Comitê Guandu-RJ teve destaque na programação. O projeto Produtores de Água e Floresta (PAF), que envolve conservação e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e que já resultou na recuperação de mais de mil hectares de floresta e na melhoria da qualidade e quantidade de água na Bacia do Guandu-RJ, foi um dos cases. O PAF foi apresentado pelo membro Hendrik Mansur (The Natural Conservancy) na segunda-feira, dentro da oficina de PSA na temática 'Gestão', e em mais duas oportunidades para os visitantes no estande do Comitê. De forma direta, membros de vários comitês do Brasil pediram informações e trocaram experiências sobre esse tipo de projeto. Já na temática 'Inovação', o destaque foi para o projeto SIGA-GUANDU - Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, que tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão das Bacias Hidrográficas, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, possibilitando a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos. O projeto foi apresentado por André Marques, diretor-presidente da Associação Pró Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, a AGEVAP, secretaria executiva do Comitê, que tirou várias dúvidas dos participantes, que se mostraram interessados no projeto.

Lívia Soalheiro (INEA), diretora do Comitê Guandu-RJ, avaliou os cinco dias de evento: "A estrutura física foi ótima, a melhor de vários ENCOBs que já participei, porém, a organização isolou os estandes, dificultando o maior objetivo do evento, que é a troca de informações entre os comitês de todo o Brasil. No mais, as oficinas e palestras foram bem proveitosas e todos sairão daqui enriquecidos e fortalecidos para melhorar cada vez mais a gestão participativa dos recursos hídricos no Brasil", explicou.

Na quinta-feira, foi realizada a Assembleia Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que debateu mudanças no regimento interno. Na sexta-feira, foram apresentados os documentos e encaminhamentos do evento, e realizado o encerramento.

O próximo ENCOB, a 21ª edição, já tem data marcada. O evento será entre os dias 21 e 25 de outubro, em Foz do Iguaçu-PR. Uma votação decidiu ainda que a 22ª edição do ENCOB, em 2020, será realizada no estado do Tocantins.

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter