Comitê Guandu
     
  NOTÍCIAS  
   
 
 
 

Desafio da ONU sobre saneamento e direitos humanos levará ganhador a Genebra


Foto: Divulgação


19-07-2018

O Relator especial da ONU, Léo Heller, lançou um desafio para jovens de 15 a 24 do mundo inteiro: criar uma publicação no Facebook, Twitter, YouTube ou Instagram em que demonstrem seus conhecimentos e sua paixão pelo tema dos direitos humanos relacionados à água e ao saneamento.

O post pode ser na rede social de preferência do jovem, mas deve conter a marcação da conta do relator, @UNSRwatsan no Instagram ou @SRwatsan no Facebook e Twitter e a hashtag #Youth4watsan (do inglês, que significa “jovens pela água e saneamento”). A publicação poderá ser feita em qualquer formato (foto, vídeo, texto ou multimídia) até o dia 6 de agosto.

Os critérios para a seleção são a capacidade de deixar claro o significado e a importância dos direitos a água e saneamento para a juventude e a criatividade do post. O resultado sairá no dia 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, e o vencedor será convidado para participar de um evento paralelo da 39ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. O ganhador apresentará sua publicação na rede social e falará sobre a situação dos direitos humanos a água e saneamento em seu país de origem. Se menor de idade, terá de ser acompanhado por um de seus pais ou responsável legal.

O trabalho da relatoria das Nações Unidas sobre água e saneamento tem sido divulgado, mas por enquanto apenas em inglês, nesta página. De acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, lançado pela ONU, saneamento e água estão dentro do 6º objetivo: “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030”. O Comitê Guandu-RJ tem projetos alinhados a esses objetivos como o Saneamento Rural e o Plano de Esgotamento Sanitários de Municípios da Região Hidrográfica II. Um relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 2017, constatou que em todo o mundo, 2,1 bilhões não têm acesso a água potável em casa e 4,5 bilhões não possuem saneamento seguro. 

Para dúvidas: srwatsan@ohchr.org ou entre em contato com as redes sociais do relator Léo Heller.

Fonte: ONU

COMUNICAÇÃO COMITÊ GUANDU
Telefone: (21) 3797 3729
E mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br

 
   
     
  Outras notícias  
     
 
     
  Mais Notícias »  
     
 
Atendimento ao Público / Correspondências
Avenida Ministro Fernando Costa, 775 (sala 203)
Fazenda Caxias - Seropédica/RJ - CEP 23895-265
(Altos da Farmácia Universitária)
APA Guandu / CAR / Reuniões do Comitê
Rodovia BR 465, km 7 (Campus da UFRRJ)
Prédio da Prefeitura Universitária
Seropédica/RJ - CEP 23897-000
   
Tel: (21) 3787 3729
E-mail:guandu@agevap.org.br
       
Facebook Twitter